Há três anos lançamos o agente.com.você, uma campanha da valorização do agente de viagens criada e desenvolvida em três etapas. Nos primeiros dois anos trabalhamos o conceito com nossas ABAVs estaduais  e agências de viagens associadas, com o objetivo de estimular a percepção de que o que nos transforma em um símbolo  referencial de qualidade é a base que representamos.

Com a campanha, ancorada em um kit personalizado contendo uma série de opções de peças e algumas sugestões de comunicação alinhada, difundimos nossa marca de norte a sul do Brasil, para que cada agência ABAV pudesse ser facilmente reconhecida pelo mercado. São três mil, aproximadamente hoje, respondendo por cerca de 80%  de toda a movimentação do setor, entre a   venda de pacotes turísticos (85%), passagens aéreas (70% nacionais e 85% internacionais), cruzeiros marítimos ( 90%), hotéis (60%) e locação de veículos (28%).

Essa é a força de vendas que também o consumidor precisa passar a reconhecer. Saber, por exemplo,  que toda agência de viagem que pleiteia e tem a sua filiação aceita, já passou por um crivo  prévio em que se atesta a legalidade da sua atividade e situação no Cadastur, apenas para citar duas das prerrogativas imprescindíveis.

Queremos ainda com a campanha esclarecer que nada temos contra a compra via internet, desde que intermediada por um agente de viagens. A tecnologia deve ser encarada como ferramenta de vendas, e se hoje a rede com sua variada oferta de aplicativos e mídias sociais é o canal de consulta para parte expressiva de consumidores, o agente de viagens também tem que estar lá, com a larga vantagem de oferecer valor agregado ao seu atendimento:  a  consultoria completa com uma oferta isenta, ampla e variada de produtos e serviços (em um único acesso), aliada a disponibilidade e apoio integral antes, durante e depois da viagem. Estão aí nossos  diferenciais frente a qualquer canal de venda direta. Não importa o meio, com agente é muito melhor.

Edmar Bull
Presidente da ABAV Nacional
em Espaço ABAV/Blogosfera Panrotas