por Magda Nassar*
 
Investir em cursos de capacitação alinhados às novas tendências do mercado é um passo essencial para ser competitivo nos dias de hoje. No entanto, vários fatores podem deixar o profissional afastado das salas de aula. Dificuldade com horários e locomoção até o local do curso, além do desafio de aliar os estudos com atividades pessoais, costumam figurar entre os principais motivos.
 
A evolução das tecnologias de ensino e ampliação da oferta de Ensino a Distância (EAD) tem mudado essa realidade. Plataformas digitais de ensino oferecem ao profissional a chance de estudar quando e onde quiser, na maioria das vezes com valores mais acessíveis quando comparados com cursos presenciais.

Especificamente no setor de turismo, no qual atua a ABAV (Associação Brasileira de Agências de Viagem), é notável a necessidade de capacitação e atualização para os profissionais da área, que sentem no dia a dia as mudanças provocadas pelos avanços tecnológicos e a mudança no comportamento dos consumidores. É necessário estar preparado para dar a melhor consultoria, em um mundo com abundância de informação, e conhecer as novas ferramentas para o setor. Além de, hoje, o agente de viagem precisar entender cada vez mais sobre temas como marketing digital.
 
A tecnologia pode ter mudado as relações dos consumidores com a indústria de turismo, mas também mostrou novos caminhos para quem estiver disposto a reciclar os próprios conhecimentos a fim de se manter relevante. Bastam alguns cliques e muita vontade de aprender.
 
 
*Magda Nassar é presidente da ABAV Nacional