O trabalho que temos feito com a aplicação regular de pesquisas junto às agências de viagens associadas, via nossas  ABAVs estaduais, demonstram claramente que começa a haver um interesse maior pela especialização. Esse acompanhamento nos auxilia principalmente na condução das atividades que desenvolvemos por meio do ICCABAV, tanto na construção da grade de cursos oferecidos presencialmente e online, quanto na escolha e seleção dos temas que serão levados à Vila do Saber em nossa próxima ABAV Expo.
 
Como resultado dessa apuração, identificamos a necessidade de inserirmos cursos voltados à alguns segmentos que ainda não estavam contemplados, como o  de turismo de natureza e aventura, eventos, corporativo e MICE. Começamos pela contratação de cinco novos instrutores, especializados nessas áreas, e vamos reeditar o portfólio lançado em fevereiro.
 
Além disso, criamos um grupo de trabalho integrado por instrutores e consultores do ICCABAV que terão a responsabilidade de criar conteúdos periódicos focados nas necessidades apontadas pelos associados. Incluem-se aí a produção de artigos, e-books e até mesmo eventos periódicos e itinerantes de forma a que possamos atender toda a nossa base nacional. Os novos cursos ainda não estão definidos, mas entrarão ainda na programação deste ano letivo.
 
Uma novidade que já podemos antecipar é que teremos um canal exclusivo para o atendimento das demandas de capacitações e conhecimento alinhadas com o mercado de viagens corporativas, em parceria com a Abracorp, por meio de conteúdos customizados focados em três públicos: agências de viagens associadas, clientes corporativos e fornecedores.
 
Considerando apenas o portfólio de capacitações presenciais em vigor, oferecemos 40 opções de cursos, e dentro desta oferta já temos 38 solicitações de agenda pelas ABAVs estaduais, contemplando  cursos de gestão (15), Segmentação (10) e Tecnologia e Inovação (13), os três temas chave que ancoraram a elaboração do conteúdo a ser aplicado este ano.
 
Para facilitar a adesão aos cursos, estamos finalizando a implantação de uma plataforma de e-commerce   com uma fase interna de testes. Em breve espero retornar a este espaço com grandes novidades sobre o ICCABAV, onde temos concentrado nossos esforços com o grande núcleo de difusão de conhecimento da ABAV.
 
Edmar Bull
Presidente da ABAV Nacional 
Em Mercado e Eventos / Edição 318 / 2a  quinzena de Abril