Tivemos uma agenda cheia e produtiva em Brasília ontem, que começou com o lançamento do Brasil + Turismo, um plano de medidas lançado pelo MTur visando impulsionar o setor no Brasil. Mais do que marcar presença na solenidade, a ABAV é participante ativa na construção desse planejamento, que resulta em grande parte dos pleitos que direcionamos ao governo federal e são pautas frequentes em nossas idas quase semanais a Brasília.

Somos nós, empresários e dirigentes de classe, que melhor conhecemos as dificuldades e necessidades do setor, e o Ministério do Turismo compreende isso ao nos inserir no diálogo e intermediar nossa interlocução com pelo menos outros cinco ministérios fundamentais na deliberação dos nosso pleitos – do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão; da Indústria, Comércio Exterior e Serviços; da Fazenda; dos Transportes; e das Relações Exteriores.

Entre as dez medidas integradas ao plano Brasil + Turismo, todas essenciais para a agenda de   desenvolvimento setorial, nossa grande expectativa é pela aprovação das 118 propostas de alteração na Lei Geral do Turismo.  Não é uma costura fácil e sabemos que pode ser longo o trajeto até que tenhamos todas as regulamentações, mas caminhando juntos é certo que nossos passos serão mais firmes.

Encerramos a agenda integrando também o comitê restrito de entidades que acompanhou o ministro do Turismo, Marx Beltrão, e o secretário-geral da Organização Mundial de Turismo, Taleb Rifai, na entrega de carta aberta em defesa do setor ao presidente Michel Temer. 

Edmar Bull
Presidente da ABAV Nacional
em Espaço ABAV/Blogosfera Panrotas