Quem acompanha nossa comunicação já deve saber que temos entre as prioridades no plano de trabalho deste ano a conclusão do levantamento de dados que iniciamos no ano passado com o recadastramento da nossa base associada, e agora avança por meio de um censo fundamentado na captura e curadoria de informações armazenadas  e visualizadas com acesso individualizado pelas agências de viagens associadas. Ao término, essa é a grande base de um sistema que nos permitirá a elaboração de pesquisas e indicativos periódicos essenciais e tão escassos em nosso segmento.

O associado que acessa a sua área restrita em nosso portal ABAV (www.abav.com.br) já encontra um conjunto inicial de questões que nos auxiliarão na identificação da sua segmentação, área de atuação e perfil de mercado. Em um mundo globalizado, em que as economias são afetadas e as expectativas se alteram rapidamente, acompanhar as mudanças e focar na especialidade da agência de viagens tornou-se a principal estratégia de negócios, razão pela qual essas são questões essenciais em nosso censo.

Este mapeamento que estamos conduzindo será nosso maior aliado no objetivo de nortear as ações empreendedoras dos associados ABAV, demonstrando com clareza e qualidade que somos a maior força de vendas da indústria do turismo.

Todas as questões foram pensadas de maneira a que ao respondê-las, o associado tenha alguns instantes de reflexão sobre seu negócio, faça uma avaliação interna e possa inclusive criar ou melhorar sua prestação de serviço. Uma oportunidade para que ele avalie se a maneira como vem conduzindo a sua empresa o levará ao público que almeja, e se está potencializando as competências e habilidades dos colaboradores na plenitude para alcançar seus objetivos comerciais, apenas para citar alguns dos temas elencados nesta fase inicial do Censo Big Data ABAV. 

 Especialização, bom posicionamento no mercado, público-alvo definido e boa gestão de RH, mais do que fatores que podem agregar e possibilitar o desenvolvimento de negócios, são pilares importantes para a tomada de decisões estratégicas que garantam sustentabilidade e lucratividade às agências.  
 
Edmar Bull
Presidente da ABAV Nacional
Em Mercado e Eventos / Edição 316 / 2a  quinzena de Março