Por Lúcia Ferraz, instrutora do Instituto de Capacitação e Certificação da ABAV (ICCABAV)

Você, provavelmente já ouviu a famosa frase de Mário Quintana “Viajar é mudar a roupa da alma”. Esta é a expressão perfeita da experiência de viagem que encanta.

Olhando bem de perto notamos que este encantamento é reflexo de um resultado, efeito direto do trabalho árduo e minucioso do Agente de Viagens.

Quase insano e “just in time”, uma pequena demora na resposta pode colocar em risco a decisão do cliente e pôr a perder uma preciosa venda.

A rotina do agente é frenética; há sempre uma nova ordem, uma demanda, uma exigência da empresa, do cliente ou do mercado.

Manter diferenciais, cuidar das margens, gerar resultado, atingir meta...como conciliar todas estas responsabilidades, dedicar-se à família, descansar, divertir-se, manter a qualidade de vida e continuar produtivo em apenas 24 horas? Não é fácil!
Recurso de presente!

Poderoso, mas democrático, o tempo tem a mesma medida para qualquer pessoa neste planeta. O Tempo é um dos recursos mais valorizados desde a antiguidade; é recurso não renovável; um presente que ganhamos ao nascer para viver a experiência da vida. Decidir como viveremos esta experiência é nossa responsabilidade. É desperdiçar ou aproveitar!

Temos a sensação de que o tempo passa num piscar de olhos. O avanço da tecnologia e a velocidade das informações que chegam com ela aumentam esta sensação e impactam na multiplicação das tarefas e compromissos que assumimos. O desafio é distribuí-los em apenas 24 horas.

Então pense: o que realmente cabe no seu dia? Talvez você precise repensar em como organiza seu tempo e para começar, identifique os inimigos do seu desempenho, reveja e reprograme seus hábitos, organize-se para otimizar seu rendimento, convoque a disciplina e dedique-se ao foco. Mas não se esqueça: relaxe, alimente-se bem, pratique exercícios físicos.
 
Administre seu tempo! Administre você! Sua paz e seus resultados agradecem!
 
Sobre a autora
Lúcia Ferraz  é empresária da MTG Consultoria e Coaching, consultora de gestão e treinamento, especialista em desenvolvimento de competências das pessoas, instrutora de cursos, palestrante e coach de desenvolvimento pessoal e profissional, com mais de 30 anos de experiência de mercado, dentre os quais 19 dedicados ao setor de agências de viagens.