Cada vez mais tem se ampliado a demanda para que viajantes internacionais apresentem seu passaporte com, no mínimo, seis meses de validade. Isto tem ocorrido com diversos países e empresas aéreas, por vezes até mesmo sem orientação prévia por parte destes.

Oficialmente, cada país determina qual a validade mínima necessária do passaporte brasileiro para que o cidadão ingresse em seu território. Para cada caso, certifique-se no site da Embaixada ou Consulado do país de destino, qual a validade mínima para a concessão de visto de ingresso no território (mesmo quando o passageiro já tenha visto de entrada).

Além deste procedimento, reforçamos que adotem como regra que seus clientes embarquem com passaporte tendo, no mínimo, seis meses de validade da data de início da viagem. Este tipo de cuidado certamente pode contornar falta de informações e imprevistos, corroborando com o zelo dos agentes de viagens e operadores turísticos aos seus clientes.
 

ABAV – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE AGÊNCIAS DE VIAGENS BRAZTOA – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DAS OPERADORAS DE TURISMO CLIA BRASIL – ASSSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE CRUZEIROS MARÍTIMOS