O mês de novembro começou com a reabertura de novos destinos internacionais, entre os quais  Argentina e Estados Unidos, dois líderes  na  preferência dos turistas brasileiros. Também nesta semana o mercado comemorou a volta das viagens para a Jamaica, formalmente sem restrições desde o dia 29 de outubro, e o anúncio de que a partir de 22 de novembro o Reino Unido vai aceitar visitantes internacionais, assim como deve fazer a Austrália em data ainda a ser anunciada, mas esperada até o Natal.

Importante ressaltar que a maioria dos destinos têm flexibilizado as exigências, mas ainda não há uma padronização de protocolos, o que tem exigido atenção redobrada por parte das agências de viagens no atendimento dos consumidores. Desde a obrigatoriedade de vacinas e testagem negativa a novas regras para a emissão ou renovação de vistos, há muita orientação envolvida, o que mais do que nunca torna essencial o papel do consultor de viagens.

Vale a regra de manter-se constantemente atualizado buscando as informações nos canais oficiais dos destinos – embaixadas, consulados e representações internacionais ou na página eletrônica da IATA.