O horário de verão 2016-2017 será encerrado a partir de 0h do próximo domingo (19). Os estados do Sul, Sudeste e Centro-Oeste terão seu horário oficial normalizado, e os relógios deverão ser atrasados em uma hora.

Com o término do horário de verão, os passageiros do transporte aéreo deverão ficar atentos ao horário do bilhete de passagem, que é impresso em hora local. Para evitar transtornos, a ANAC orienta aos passageiros que entrem em contato com as empresas aéreas em caso de dúvidas. A Agência ressalta que é dever das companhias informar e orientar os passageiros sobre eventuais alterações nos horários programados.

Caso o passageiro se sinta prejudicado ou tenha seus direitos desrespeitados, deve procurar a empresa aérea contratada para reivindicar seus direitos como consumidor. Se as tentativas de solução do problema pela empresa não apresentarem resultado, o usuário poderá encaminhar a demanda à ANAC, para análise do caso e eventual aplicação de penalidade à companhia por descumprimento de norma, aos órgãos de defesa do consumidor e ao Poder Judiciário.

 Além disso, a Agência possui canais de comunicação destinados a receber manifestações pela internet (Fale com a ANAC) ou pelo telefone 163 (que funciona 24 horas, sete dias por semana, inclusive com atendimento em inglês e espanhol). Se preferir, o passageiro poderá também registrar sua manifestação por meio do site www.consumidor.gov.br. Pela ferramenta o consumidor pode se comunicar diretamente com as empresas, que têm o compromisso de receber, analisar e responder as reclamações em até 10 dias.