A demanda global por voos domésticos e internacionais cresceu 5,7% em setembro, em relação ao mesmo mês do ano passado. De acordo com a Associação Internacional do Transporte Aéreo (da sigla em inglês IATA), foi o menor ritmo de crescimento mensal desde fevereiro. A oferta, por sua vez, teve aumento de 5,3% na mesma comparação. Já a taxa de ocupação dos aviões ficou em 81,6%, alta de 0,3 ponto percentual.

No acumulado de janeiro a setembro, o transporte aéreo global de passageiros acumula crescimento de 7,7%, em relação ao mesmo período de 2016, com aumento de 6,4% na oferta e aproveitamento das aeronaves de 81,7%, alta de 1 ponto percentual

Cargas

O transporte aéreo global de cargas cresceu 9,2% em setembro, diante de igual mês do ano passado. Segundo a IATA, foi uma desaceleração em relação ao resultado de agosto, quando esse índice teve variação positiva de 11,6%. A capacidade dos aviões para essa atividade teve aumento de 3,9%, com aproveitamento de 45,5%.

Nos nove primeiros meses do ano, o transporte global de cargas acumula crescimento de 10,1%, na comparação com o mesmo período do ano passado. A oferta avançou 3,6%, com aproveitamento de 44,4%.

Fonte: Abear