A Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV Nacional) finaliza 2016 com a marca de 11.746 profissionais capacitados em todo o país – volume 120% superior ao que foi alcançado em 2015. O número é resultado da soma dos cursos, palestras e workshops realizados pelo ICCABAV, com os cursos independentes ministrados pelas 26 ABAVs estaduais e do Distrito Federal e as capacitações promovidas na Vila do Saber, durante a 44ª ABAV – Expo Internacional de Turismo &  46º Encontro Comercial Braztoa. 

“Neste ano a entidade investiu em várias estratégias para alcançar os agentes de viagens de norte a sul do Brasil. Um das principais novidades foi o lançamento do Portal ICCABAV (www.iccabav.com.br), visando facilitar o acesso aos cursos promovidos pelo Instituto, possibilitando a consulta e agendamento online. O sistema EaD do ICCABAV, outra das novidades em 2016, foi implantado para atender os profissionais que estão distantes das capitais e que procuram por conhecimentos de forma prática e acessível”, afirma o vice-presidente de capacitação e certificação da ABAV Nacional, Antonio Azevedo.
 
Dentre os cursos realizados, 80 foram proporcionados pelo ICCABAV com base no portfólio lançado no início do ano. Totalmente alinhado com as demandas do mercado, o Instituto capacitou 1.786 profissionais em cursos presenciais e a Distância, em segmentos como Gestão Empresarial, Vendas, Atendimento e Negociação e Tecnologia. As ABAVs estaduais, por sua vez, ofertaram mais 90 cursos de forma independente da agenda do ICCABAV, contribuindo para a qualificação de mais 2.395 agentes de viagens e outros profissionais do setor. 
 
Já na Vila do Saber, dentro da programação do Congresso ABAV de Turismo que integra a ABAV Expo, foram capacitados 7.565 profissionais no decorrer das 57 palestras apresentadas nos três dias do evento. 
 
"A qualificação do agente de viagens, seja ele um associado ou não à entidade, seguirá como prioridade da ABAV em 2017. Trabalharemos com propostas mais diversificadas para a apresentação do conteúdo, incluindo webinars, vídeo-aulas e podcastings, para ampliar ao máximo as oportunidades de acesso ao conhecimento que estimule crescimento aos profissionais e suas empresas, agregando dessa forma mais valor à indústria de viagens", destaca o presidente da ABAV Nacional, Edmar Bull.