A ABAV Nacional (Associação Brasileira de Agências de Viagens) informa que suas associadas em todo o Brasil têm reforçado equipes e canais de atendimento aos clientes, priorizando as solicitações de remarcações e reitinerações das viagens previamente marcadas.  

A entidade segue trabalhando na difusão das informações que chegam de fontes oficiais dos órgãos de saúde, governos e dos fornecedores consoante às suas políticas de remarcações, em busca de alternativas aos clientes que não sintam segurança em manter a viagem programada. Essas políticas de remarcações não são padronizadas, dependem de cada fornecedor e do serviço envolvido, e as agências fazem toda a intermediação necessária.

Neste momento em que as notícias sobre o alcance e impactos do Covid-19 mudam sistematicamente em todo o mundo, a atenção às informações oficiais e recomendações dos órgãos de saúde é de extrema importância e deve ser encarada como uma responsabilidade de todos.  

Paralelamente ao suporte que tem garantido no atendimento dos consumidores, a ABAV Nacional está unida ao Ministério do Turismo e às suas entidades congêneres para o estabelecimento de um plano contingencial, com medidas de apoio que garantam a sustentabilidade de toda a cadeia produtiva do setor, e dos milhares de profissionais que ela emprega, durante a travessia dessa crise.

Vale lembrar que no Brasil o período é de baixa temporada, o que naturalmente diminui o fluxo das viagens de lazer, especialmente as de longa duração e distância. A ABAV acredita que este seja o tempo necessário para a contenção da pandemia, e a gradativa recuperação desta grande força que é o mercado mundial de viagens em turismo.