Primeiro diagnóstico identificou mais de 260 agências de viagens associadas com atuação focada no segmento
 
Com a criação de um Grupo de Turismo Especializado, sob a responsabilidade de Ney Gonçalves, vice-presidente da área, a ABAV Nacional inicia um trabalho que pretende identificar as agências de viagens associadas que atuam com alguma diferenciação de nicho ou segmentação, e dessa forma auxiliá-las a impulsionar seus negócios.

O primeiro diagnóstico identificou associadas com atuação no segmento receptivo – cerca de 260 – e parte delas foram reunidas em um encontro de relacionamento promovido durante a 44ª ABAV – Expo Internacional de Turismo & 46º Encontro Comercial Braztoa. Foi uma primeira iniciativa visando aproximar essas agências de outros players do mercado envolvidos no segmento.

“Temos muitos médios e pequenos empresários dentro dessa base e queremos ajudá-los desenvolvendo ações focadas em três eixos: comercialização,  divulgação e capacitação, este último com o envolvimento direto do nosso Instituto de Capacitação e Certificação (ICCABAV)”, explica o presidente da ABAV Nacional, Edmar Bull.

Ney Gonçalves acrescenta que cada ação terá um projeto atrelado que fomente o envolvimento de parceiros comerciais,  estratégicos e institucionais.  “Visitei todos os estandes da Área Brasil da ABAV Expo e notei que tivemos nesta edição  um grande número de receptivos, o que denota que temos uma frente ampla de trabalho  a desenvolver, especialmente de pequenos empresários que atuam fora das grandes capitais”.

“Uma das frentes em que a pretendemos atuar, ancorados pelo trabalho do Grupo, é no apoio à formatação e comercialização de roteiros integrados com os países do Mercosul”, completa Bull, que recentemente participou de mesa redonda sobre o tema com representantes do turismo argentino. O assunto volta à pauta da entidade esta semana, com  a participação de Ney Gonçalves em painel do 3º Seminário de Turismo de Fronteira Brasil – Paraguai, que se realizará no próximo  sábado (18) em Ponta Porã, no Mato Grosso do Sul.   

Além de Ney Gonçalves, integram o Grupo de Trabalho de Turismo Especializado da ABAV representantes de sete ABAVs estaduais: Jean Paul (ABAV-BA), Felipe Gonzalez (ABAV-PR)  Antonio da Matta e Lúcio Ribeiro (ABAV-MG),  Cristina Fritsch (ABAV-RJ), Clóvis Rosa (ABAV-RS), Sérgio Lima Oliveira (ABAV-SE) e Ana Carolina Medeiros (ABAV-MA).