Em um mundo facilitado pela rapidez da internet, consultar um profissional capacitado ainda faz a diferença na experiência de viagem 

Planejar uma viagem atualmente pode parecer muito mais fácil do que há dez anos. São inúmeras opções de pesquisas, avaliações online e sites de compras. Mas o trabalho do agente de viagens se mantém forte, e o atendimento personalizado é um grande diferencial para conquistar e fidelizar o cliente. Este profissional evoluiu com o mercado e se tornou um aliado para organizar os planos, entender as expectativas e elaborar uma viagem inesquecível.

O agente de viagens atual investe frequentemente em capacitação e treinamentos: estuda novas técnicas para modernizar a atuação e a gestão de sua agência, pesquisa tendências de viagens, conhece destinos e agrega serviços. Até mesmo as chamadas OTAs (Online Travel Agencies, ou Agências de Viagens Online, em tradução livre) contam com profissionais especializados em consultorias de viagens.

A Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV), entidade representativa deste segmento, possui mais de duas mil agências, operadoras e consolidadoras associadas. Mesmo com as novas formas de compra e consumo, as agências são responsáveis pelas vendas de 80% das viagens no país, entre elas: 70% das passagens aéreas nacionais, 85% das passagens aéreas internacionais, 75% dos cruzeiros, 60% das reservas de hotéis, 90% dos pacotes turísticos e 28% das locações de veículos.

A ABAV recomenda que o consumidor que optar pelos serviços de uma agência de viagens consulte se a empresa possui Cadastur. Este registro é emitido pelo Ministério do Turismo e atesta a legalidade de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor de turismo, entre elas, as agências de viagens. Veja, a seguir, cinco motivos para falar com um agente para planejar a sua próxima viagem.

1- Praticidade: o profissional tem o conhecimento e as ferramentas necessárias para fazer as pesquisas e indicar as opções que se encaixam no orçamento da viagem. Com o agente de viagens, o consumidor encontra, em um único lugar, meios para comprar pacotes, reservar passagens e hotéis, contratar seguros, locar automóveis ou providenciar traslado, adquirir passeios extras, viajar em cruzeiros, entre outros produtos e necessidades que, em uma compra direta, exigiria do viajante a consulta com diversas empresas independentes.

2- Especialização: viajar, hoje, vai muito além de conhecer um lugar que milhões de pessoas também visitam. Os apaixonados por viagens estão, constantemente, em busca de experiências diferentes e específicas para vivenciar e guardar na memória. De olho nessa tendência, existem muitas agências de viagens especializadas em nichos, como ecoturismo, turismo religioso, de aventura, LGBT, de luxo, gastronômico, cultural, pet friendly, entre outros.

3- Consultoria: contar com um agente de viagens pode ir muito além de comprar um pacote, ou fazer uma reserva. Em uma boa conversa com o profissional, ele avalia o perfil do viajante, entende seus hábitos e necessidades, estuda o orçamento disponível e pode dar inúmeras recomendações para tornar uma viagem muito mais especial. Quer saber qual o dia mais barato para visitar o Museu do Louvre ou a melhor época para ver as auroras boreais na Lapônia? O agente de viagens sabe e vai indicar.

4- Adaptação: se o interesse do consumidor não for uma viagem de lazer, e sim, de negócios, o agente de viagens pode fazer recomendações para tornar a viagem mais eficiente. Existem, ainda, as agências especialistas em viagens corporativas, as chamadas TMCs (Travel Management Companies, ou Empresas de Gerenciamento de Viagens, em tradução livre) que promovem as melhores soluções para viagens corporativas e de incentivo.

5- Solução de problemas: você chegou ao hotel e não encontraram a sua reserva? Seu voo foi cancelado? Um desastre natural obrigou o resort a fechar por tempo indeterminado? Não há motivos para se preocupar em falar com cada empresa que compõe a viagem. O agente fará a intermediação no processo de reembolso ou remarcação de datas, conforme a recomendação dos fornecedores contratados, e te manterá sempre atualizado. 
 
Sobre a ABAV Nacional

Reconhecida como uma das principais entidades de turismo no Brasil, com crescente força política, a ABAV Nacional está presente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. Sua base é composta por 2,2 mil empresas associadas, entre agências de viagens, operadoras e consolidadoras, que juntas respondem por cerca de 80% de toda a movimentação de vendas do setor no país.

A entidade tem sua imagem fortalecida por meio de iniciativas do seu Instituto de Capacitação e Certificação (ICCABAV), na promoção de cursos, palestras, estudos e convênios de cooperação, e na gestão e curadoria da Vila do Saber, o espaço dedicado à difusão do conhecimento e à capacitação profissional integrado à programação da ABAV Expo.

Globalmente está integrada à World Travel Agents Association Alliance (WTAAA) e ao Fórum Latino-Americano de Turismo (Folatur).
Site: www.abav.com.br