Fortaleza, 8 de outubro de 2021 - Em um dos momentos mais aguardados desta  ABAV Expo & Collab, registrada com uma  ação lúdica promovida  em meio à área de exposições do Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, a presidente da ABAV Nacional, Magda Nassar, revelou que Pernambuco venceu a concorrência e receberá o maior evento do setor de turismo do Brasil em 2022, entre os dias 21 e 23 de setembro.
 
“Recebemos 12 excelentes propostas, vindas de 12 destinos brasileiros, que foram submetidas a um criterioso edital. Foi gratificante ver o Brasil se movimentando em prol do turismo. Pernambuco foi escolhido em virtude da sua vocação e da sua infraestrutura, comprovadas por meio de visitas técnicas. A imparcialidade permeou a nossa escolha”, esclareceu Magda, que estima para a próxima edição – em um cenário já livre do estado de pandemia -  público de 40 mil pessoas.
 
Participaram do anúncio o secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco, Rodrigo Novaes; a secretária de Turismo de Recife, Cacau de Paula; o presidente da Empetur, Antônio Neves Baptista; o presidente do Recife Convention Bureau, Simão Teixeira, além do presidente da ABAV-PE, Marcelo Waked, do vice-presidente da entidade, Marcos Teixeira; e da diretora Fátima Bezerra.
 
O secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco, Rodrigo Novaes, celebrou a novidade com entusiasmo. “O nosso compromisso é de realizar a maior, a mais feliz, a mais festiva e mais participativa ABAV Expo & Collab da história. Faremos de tudo para que seja inesquecível. Para que este momento fortaleça ainda mais o turismo do Nordeste”, apontou.
 
A notícia, divulgada no Dia do Nordestino, emocionou a secretária de Turismo de Recife. “Esta foi uma decisão muito simbólica. Nosso Estado reconhece a importância da cadeia produtiva do turismo. A última edição sediada em Recife  aconteceu há 20 anos. Esta é uma chance para mostrar ao Brasil o quanto evoluímos”, afirmou Cacau.
 
Paralelamente, o presidente do Recife Convention Bureau, Simão Teixeira,  registrou o seu sentimento. “Este é o momento mais feliz da minha vida profissional. Coincide com a celebração dos 20 anos de Convention”, assegurou.
 
Por fim, o presidente da Empetur, Antônio Neves, destacou os potenciais naturais e históricos locais. “Além disso, temos um trade aguerrido, unido, que não baixa a cabeça diante das dificuldades”, apontou.
 
Além de Pernambuco, concorreram no edital de candidatura 12 localidades - Bahia/Salvador, Belo Horizonte, Brasília, Florianópolis, Joinville, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Porto Alegre, Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte.
 
Sobre a ABAV Expo & Collab
Realizada pela ABAV Nacional, este ano com o patrocínio da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e  do Sebrae Nacional, a ABAV Expo & Collab é a maior e mais importante feira de negócios de Turismo do Brasil. Anualmente, e há 48 edições, reúne toda a cadeia produtiva do setor contribuindo de maneira decisiva para a consolidação de negócios entre empresas dos cinco continentes. É a grande vitrine para o lançamento de novidades e a apresentação de tendências para o mercado profissional ao reunir companhias aéreas, meios de hospedagem, operadores de turismo, empresas de cruzeiros marítimos e de segmentos especializados, como Corporativo, MICE (Meetings, Incentives, Conferences, Exhibitions), Luxo e LGBTIQ+, locadoras de veículos, equipamentos turísticos e fornecedores de soluções de tecnologia voltadas ao setor, além de representações de destinos e órgãos oficiais de turismo, nacionais e internacionais.

Para mais informações: acesse: www.abavexpo.com.br.
 
Sobre a ABAV Nacional
Reconhecida como uma das principais entidades de turismo no Brasil, com crescente força política, a ABAV Nacional (Associação Brasileira de Agências de Viagens) está presente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. Sua base é composta por 2,2 mil empresas associadas, entre agências de viagens, operadoras e consolidadoras, que juntas respondem por cerca de 80% de toda a movimentação de vendas e distribuição de produtos e serviços turísticos no país.
 
A entidade tem sua imagem fortalecida por meio de iniciativas do seu Instituto de Capacitação e Certificação (ICCABAV), na promoção de cursos, palestras, estudos e convênios de cooperação, e na gestão e curadoria da Vila do Saber, o espaço dedicado à difusão de conhecimento e à capacitação profissional integrado à programação da ABAV Expo & Collab.
 
Globalmente a ABAV Nacional integra a World Travel Agents Association Alliance (WTAAA) e é cofundadora do Fórum Latino-Americano de Turismo (Folatur).
 
Atendimento à imprensa
Fatima Gatoeiro
imprensa@abav.com.br