Carlos Palmeira comanda primeira reunião da nova diretoria da ABAV Nacional

A ABAV Nacional realizou no último sábado (13) a primeira reunião de diretoria sob o comando de Carlos Palmeira. Nas considerações gerais, o presidente apresentou formalmente os vice-presidentes e conselheiros eleitos, bem como os diretores nomeados, tendo como novidade a inclusão de uma diretoria adjunta à presidência, cargo ocupado por Glenio Cedrim.
 
Na pauta da reunião que foi acompanhada pelo ex-presidente, Edmar Bull, Carlos Palmeira elencou como prioridades a aprovação do Projeto de Revisão Estatutária da entidade, em curso desde o final do ano passado, e o planejamento da ABAV Expo 2018.
 
Com a proposta de estabelecer um mandato construído com o envolvimento coletivo, o presidente inovou ao incluir neste primeiro encontro a realização de uma dinâmica de grupo conduzida pelo consultor Gerson Fonseca, especialista em diagnóstico e implantação de sistemas integrados de gestão.
 
Diretores e equipe se dividiram em grupos com a finalidade de identificar uma nova missão, visão e valores para a entidade, com base na realidade atual do mercado, como um todo, e do setor de agenciamento de viagens, em particular. 
 
“Queremos desenvolver um plano de ações que contemple a proposta de valor que está por traz da nossa marca. Passamos por mudanças importantes na última década que tiveram impacto significativo em todo o setor, mas fundamentalmente no papel do agenciamento dentro da cadeia de distribuição. Essa realidade já foi refletida no plano que norteou a gestão do ex-presidente Edmar Bull, com a implantação de uma série de ações positivas para a entidade e nossos associados. Com essas novas reflexões sobre a nossa identidade organizacional, daremos prosseguimento a esse trabalho, e podemos definir com mais assertividade os princípios, estratégias e projetos da nossa gestão”, ressalta o presidente Carlos Palmeira.
 
“Este foi o primeiro passo da nossa gestão em direção ao futuro que queremos para a ABAV. Tivemos aqui uma reunião profissionalmente impecável, e começamos a construir nossos novos objetivos, baseados na missão, visão e valores da entidade”, completa a vice-presidente Administrativa, Magda Nassar.
 
 “Achei a dinâmica muito produtiva e esclarecedora. O consultor nos fez refletir e buscar nosso principal objetivo na entidade”, opina a vice-presidente de Marketing e  Eventos, Rita Vasconcelos.
 
“A apresentação foi muito produtiva e oportuna no sentido de nortear não só os trabalhos desta gestão, mas todo o legado da ABAV. Tenho certeza de que as discussões que foram colocados renderão bons frutos nos projetos e ações futuras da entidade”, ressalta o conselheiro de Ética, Fernando Santos.
 
“Foi uma excelente apresentação, com uma didática de fácil entendimento. Mexeu literalmente com a diretoria e aproximou a todos. Temos que dar sequência a esse trabalho”, sugere a conselheira fiscal, Fátima Bezerra.
 
Para a analista de Projetos da ABAV Nacional, Marisa Dantas, a apresentação do consultor Gerson Fonseca, fez refletir sobre o futuro de valor que a entidade está construindo para os seus associados.  “O desafio imperativo deste momento é a longevidade dos negócios e o resgate da autoestima dos agentes de viagens. Esta reflexão foi de extrema importância para nortear nossos projetos para esta nova gestão; foi um sábado extremamente produtivo”.
 
"A iniciativa de termos um dia de discussões em conjunto para um planejamento mais conciso, representa um salto qualitativo às ações da ABAV Nacional. A equipe se sente motivada e envolvida em todas as questões e isso com certeza, se refletirá nas propostas inovadoras do ICCABAV para 2018", afirma Beatrice Borges, responsável pela coordenação das ações do instituto na entidade.
 
Gerson Fonseca é engenheiro de Petróleo e trabalhou por dezoito anos na Petrobras, em atividades ligadas à exploração de poço e sistemas de coleta e processamento, tendo ainda ocupado cargos de gestão em áreas operacionais de petróleo e gás, como a Algás (Gás de Alagoas S/A) e Abegás (Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado).
 
Com vasta experiência em consultoria, diagnóstico e implantação de sistemas integrados de gestão com base nos Critérios de Excelência do PNQ, em planejamento estratégico e gestão por processos e qualidade, o consultor se diz um entusiasta das equipes de alto desempenho, e defende o aprendizado organizacional como o principal esteio da orientação a resultados.