A ABAV representa uma formidável rede de distribuição, formada por 3 mil agências de viagens espalhadas por todo o território nacional. 

Juntas, as empresas associadas são responsáveis por 80% do movimento do mercado nacional – incluindo emissão de passagens aéreas, reservas de hospedagens, transporte turístico terrestre, locação de automóveis, operação de pacotes, cruzeiros marítimos, entre outros – conferem ampla capilaridade à oferta de produtos e serviços turísticos com impacto em 52 setores econômicos. 

No setor da aviação comercial, por exemplo, mais de 80% dos bilhetes aéreos – incluindo voos domésticos e internacionais – são vendidos por agências de viagens. Os produtos turísticos, em grande parte, chegam ao consumidor por meio de milhares de lojas, que prestam atendimento presencial ou virtual de qualidade a milhões de pessoas – físicas e jurídicas. 

No Brasil, as agências de viagens mantêm cerca de 35 mil empregos diretos e mais de 100 mil empregos indiretos. Composta por um Conselho Nacional, que é eleito democraticamente, a entidade de representação máxima do setor tem sede em São Paulo, e está presente em todos os Estados brasileiros e no Distrito Federal, com as 27 unidades que formam o Sistema Federativo ABAV

Organização e coesão 

Para alcançarem o padrão e o conceito correntes nos dias de hoje, as agências de viagens associadas à ABAV trilharam uma longa trajetória, pontilhada de mudanças e transformações. 

O próprio conceito de ‘viajar’ foi lapidado, aprofundado e atualizado, no curso do processo histórico, pelo trabalho incansável dos profissionais que, de forma organizada e coesa, constroem no dia a dia a excelência da rede nacional de agenciamento do setor – modernamente reconhecida por suas virtudes em consultoria de viagens. 

Foco de atuação

A diretoria da entidade, norteada por seus objetivos estatutários, apóia atividades e necessidades de todo o Sistema Federativo ABAV, com atuação permanente junto aos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. 

Também apóia as agências de viagens com atuação no mercado turístico, emissivo e receptivo, para as adequações necessárias decorrentes das transformações conjunturais, assim como no desenvolvimento de novos produtos e oportunidades de negócios.

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